A Viação Cidade Dutra participou de um desafio da acessibilidade realizado pela SPTrans no mês de junho. O evento ocorreu no Memorial da Inclusão e teve como objetivo o envolvimento dos operadores do sistema de ônibus de São Paulo.
Acessibilidade, você sabe o que é isso? É respeitar os portadores de necessidade especiais e reconhecer que eles possuem os mesmos direitos de se locomoverem pela cidade. Você já tentou em algum momento atravessar uma rua ou pegar um ônibus com os olhos vendados, com muletas ou com uma cadeira de rodas, fazer este exercício e se colocar no lugar do outro para saber das necessidades e dificuldades.
O motorista da Viação Cidade Dutra, Edson Vieira da Silva, simulou ser cadeirante por um dia e utilizou dois ônibus para se deslocar até o Memorial da Inclusão, “sentindo na pele” alguns dos obstáculos que um portador de necessidades especiais tem diariamente como por exemplo: calçadas estreitas, esburacadas, falta de faixas de pedestre para travessia, entre outros.
Palavras do motorista Edson Vieira da Silva, “Esse desafio me fez ver as dificuldades que um cadeirante tem para pegar um ônibus, ele precisa da boa vontade do cobrador e motorista para ajudá-lo a entrar e sair. Percebi também a precariedade das calçadas com muitos buracos, desnível.”